Novidades

Redutor e filtro de gás das empilhadeiras LPG devem ser checados constantemente

Redutor e filtro de gás das empilhadeiras LPG devem ser checados constantemente

Para garantir eficiência e bom desempenho das empilhadeiras, é preciso ficar atento à manutenção. “Redutor de gás, reparos do redutor e filtro de gás estão entre os itens que devem ser constantemente revisados já que são componentes que sofrem maior desgaste nas empilhadeiras a gás - sistema LPG”, afirma Claudio Henrique Martins, supervisor de vendas da linha industrial da TVH-Dinamica, que apresenta, ao mercado de reposição, amplo estoque de peças para motor, parte elétrica, sistemas de direção, hidráulico, arrefecimento e transmissão, além de itens de segurança, acessórios e pneus.

Dicas para a hora de abastecer – Segundo Martins, na empilhadeira a gás GLP, os cilindros devem ser trocados, preferencialmente, em ambientes externos. “Ao trocar cilindros é necessário se proteger com óculos de segurança e luvas. O gás ao sair do cilindro está a muitos graus centígrados abaixo de zero e pode provocar queimaduras ao atingir o rosto ou mãos do operador”, ressalta.

Ele recomenda fechar a válvula de passagem de gás do cilindro, girando no sentido horário, e quando o motor parar de funcionar é preciso desligar a chave de ignição. Em seguida, desconecta-se a mangueira do cilindro, desaperta-se a armação do suporte e remove-se o cilindro vazio. Depois, basta trocar por um cilindro cheio, apertar a armação, conectar a mangueira e abrir a válvula de passagem, girando-a no sentido anti-horário até o final.

Caso ocorram áreas geladas na tubulação ou cheiro de GLP, Martins alerta para vazamentos.

Nas empilhadeiras equipadas com válvula de segurança, que impede vazão excessiva de gás, quando, por exemplo, uma mangueira se rompe, deve-se tomar cuidado com a válvula de passagem de gás, pois é necessário abri-la lentamente. “Caso a válvula de passagem de gás seja aberta rapidamente, a válvula de segurança impedirá saída do gás”, ressalta. Neste caso, será preciso reapertar a válvula de passagem de gás e depois abri-la lentamente.